La Universidad de Brasilia será sede del Simposio Internacional de Estudios Sociales de la Ciencia, la Tecnologí­a – Producción de Conocimiento en la Universidad. El ciclo incluirá charlas y conferencias con investigadores lí­deres en el área hasta el mes de diciembre.

La inauguración oficial será el 22 de agosto, a las 10 horas en el nuevo auditorio de la Facultad UNB Planaltina y contará con la disertación del Dr. Hernán Thomas (IESCT-UNQ). El evento es organizado por el Observatorio del Movimiento para la Tecnologí­a Social en América Latina – Universidad de Brasilia.

 

 

 

Los invitamos a leer más información sobre el evento:

 

ESCOPO
Para entender os conflitos entre docíªncia & pesquisa, ciíªncia básica e tecnociíªncia, vinculaí§íµes entre desenvolvimento social e o papel da produí§í£o de Ciíªncia & Tecnologia para a Sociedade brasileira na Universidade é preciso ir além das narrativas oficiais públicas governamentais, ou de grandes corporaí§íµes globalizadas sobre inovaí§í£o tecnológica, muito ouvidas no dia-a-dia da nossa mí­dia impressa e eletrí´nica. Há quase 20 anos um conjunto de estudos e pesquisas, metodologias e aportes teóricos na Europa e Estados Unidos vem consolidando um novo marco de interpretaí§í£o sociocultural, «mental» e epistemológica para entendermos os conflitos acima. No Brasil e Argentina, Colí´mbia e Venezuela, Chile e Cuba – além de colegas da Pení­nsula Ibérica – tem laní§ado mí£o desta abordagem. Ela atende pelo nome de Estudos sociais de Ciíªncia, Tecnologia, Sociedade – ou Estudos CTS e surgiu quase ao mesmo tempo da suas linhas similares européias e estadunidense.

A QUEM SE DESTINA:
Se Vocíª é um jovem docente da universidade pública brasileira, dos institutos federais tecnológicos, professor/a de ensino de ciíªncias e matemática da rede pública, conhecer a abordagem CTS pode ser significativo para sua formaí§í£o cientí­fica continuada. O SIMPí“SIO CTS 2013 está direcionado (dois terí§os das vagas) preferencialmente para pesquisadores e docentes universitários, professores do ensino médio e da rede IFT – institutos federais tecnológicos – técnicos e gestores atuantes em comunidades de ensino & pesquisa, assim como pesquisa-aí§í£o com temas e abordagens dos Estudos Sociais de Ciíªncia e Tecnologia no Ensino de Ciíªncias e na Pesquisa. As demais vagas estí£o reservadas para alunos de pós-graduaí§í£o, de graduaí§í£o, e pessoal de movimentos sociais e entidades civis que atuam com assessoria e projetos para formaí§í£o e educaí§í£o popular junto a movimentos sociais com experiíªncia em educaí§í£o, ciíªncia e técnica.

MODALIDADE DE CURSO
Oferta única Pós-Graduaí§í£o e Extensí£o da Universidade de Brasí­lia
4 créditos (Pí“S) e Certificaí§í£o (INTERFOCO/DEX)
Inicio: 22 ago 2013 – Término: 12 dez 2013
Sessíµes í s quintas feiras das 14h-17:45h.
Local: UnB Planaltina e Darcy Ribeiro / FIOCRUZ –DF

PRí‰-INSCRIí‡íƒO: acesse www.obmts.unb.br (1ª. FASE. Após se inscrever aguarde comunicaí§í£o da Coodenaí§í£o)

OBJETIVO GERAL
1. Simpósio/curso fará a abordagem da linha socioconstrutivista da adequaí§í£o sociotécnica latino-americana, e da teoria crí­tica da tecnologia (ambas com fundamentaí§í£o neomarxista) a fim de discutir as modernas formas de hegemonia baseadas na mediaí§í£o técnica em geral presentes numa variedade de atividades sociais no mundo trabalho, na educaí§í£o, na comunicaí§í£o e internet, nas relaí§íµes intersubjetivas, nas polí­ticas governamentais de ciíªncia & tecnologia, na indústria cultural e movimentos sociais. De forma complementar, os trabalhos irí£o aprofundar elementos para superar certa tecnofobia, entendida como a crí­tica presente entre muitos sujeitos sociais contemporí¢neos ao atribuir responsabilidades excessivas aos sistemas técnicos. O simpósio/curso fará igualmente, um percurso que ultrapassa a crí­tica ao tecnocratismo (processo de domí­nio crescente do administrativo sobre a vida cotidiana, viabilizado por sistemas técnicos de controle social). Será reservado espaí§o para elaboraí§í£o de oficinas e trabalhos teórico-práticos sobre experiíªncias e vivíªncias na Educaí§í£o, Ciíªncia e Tecnologia para / com demandas sociais.

2. O Simpósio/curso atuará no campo próprio da ambigí¼idade com a qual se reveste em geral, a relaí§í£o social mediada pela técnica, a fim de elaborar um terceiro território de interpretaí§íµes e vivíªncias capaz de nomear as incertezas do fení´meno técnico. Desta forma, será possí­vel identificar e atribuir responsabilidades que estí£o para além dos sistemas técnicos, em si, o que pressupíµe ní£o excluí­-los nem atribuir-lhes posto central nas controvérsias.

3. Trata-se de iluminar incertezas no interior de um conjunto de dispositivos operados e construí­dos (construtivismo) por relaí§íµes sociais na cultura, no direito, no estado, na economia, nos mercados, nas relaí§íµes de poder e na democracia, em movimentos sociais e partidos polí­ticos. Estes dispositivos se expressam contraditoriamente, na Universidade ora como Ciíªncia, ora como Técnica, ora ainda como Tecnociíªncia na produí§í£o do conhecimento.

Clique aqui para acessar a programaí§í£o das sessíµes